terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nossos Bebês: um longo caminho até aqui (2)

Algumas amigas minhas leram a 1ª postagem que fiz, sob este mesmo título (em 03 de fevereiro de 2009). Comentaram que naquela altura - ambas chegando aos 50 anos, muiita coisa já tinha lhes acontecido realmente. Vi que era necessário escrever logo o 2º capítulo do meu texto, para esclarecer meu propósito. Independente da idade que você, leitor, tenha agora, sabemos que já foi, e, já deixou de ser, um bebê: você já sabe ler, compreende o que lê, ou seja, já ingressou no universo simbólico - marca da natureza humana, e fez uma enormidade de progressos, desde que nasceu. "Pois é, muuuiita coisa aconteceu, muitos processos inconscientes (destacando aqui apenas os aspectos emocionais) entraram em ação para formar você, do jeitinho que só você é" (postado em 03/02/2009) agora. Conforme falei para minhas amigas, a questão aqui é: o que ocorre emocionalmente com os bebês, que os marca prá sempre. Quando se tornam crianças já têm uma loonnggaaa experiência emocional. Se engana quem pensa que o bebê só dorme e faz cocô, no caso do recém-nascido, como já ouvi várias pessoas dizerem. Se engana quem acha que o bebê não tem vontade própria. Se engana, mil vezes mais, quem imagina que as coisas que acontecem com um bebê são menos marcantes do que as que ocorrem na vida de uma criança mais velha, ou de um adulto, porque, segundo elas, os bebês não entendem e esquecem. Se engana, extraordinariamente, as mães que preferem tirar licença do trabalho quando o bebê estiver maior(aquelas que podem escolher, claro!!), porque no início da vida eles não precisam da presença delas. NÃO!!! O que se passou com você, comigo, e com todos nós, enquanto éramos bebês, todas as experiências diárias, estão dentro da gente. Só que transformaram-se: em comportamentos específicos de cada um, formas próprias de pensar, temperamentos, atitudes, capacidade criativa, capacidade de encantamento, capacidade de alegrar-se, ou deprimir-se, ou isolar-se, etc., etc..
Grifei a palavra 'diárias', não por acaso. Quando estamos falando de bebês - e do início da vida emocional humana - precisamos ter em mente que o tempo é um elemento primordial na discussão. Cada hora, minuto, segundo em que um bebê humano está vivo, está experimentando emoções, vivenciando experiências as mais diversas. E, cada vez mais, conforme vai ganhando autononomia motora, cognitiva, fisiológica, neurológica - aprendendo a rolar, arrastar-se, engatinhar, comunicar-se, sorrir, pedir, recusar, protestar, sentar, andar, etc.. Um dia inteiro, portanto, é uma imensa teia de retalhos estampados por emoções vividas. Alguém precisa costurar estes retalhos. Dar-lhes sentido, de modo a permitir que o bebê saiba que é ele quem está experimentando tudo isso - do começo ao fim de cada experiência. E quem faz isso é aquela pessoa responsável por cuidar do bebê - o cuidador. Tanto melhor se for a própria mãe. E como é que o cuidador faz isso? Conforme o nome diz - cuidando. O amor é compreendido pelo bebê através dos cuidados permanentes, insistentes, persistentes e consistentes, que ele recebe diariamente: cada choro acolhido no tempo adequado, cada fralda trocada há tempo de devolver-lhe o conforto perdido, todo colo oferecido (e Todos são bem-vindos), cada peito (ou mamadeira) dado no momento (tempo) em que ele está preparado para recebê-lo. Aos olhos dele isso é que é amor. É a partir destes cuidados que formará as bases que lhe permitirão amar do jeito próprio, somente dele, de amar. São estes cuidados que lhe permitirão formar vínculos: com o trabalho, com o companheiro(a), com a família, com a sociedade. Então, repetindo: "(...)cada ser humano tem história própria - pessoal e intransferível, no que concerne à vida emocional. E a história começa nos primeiros segundos do seu nascimento(...)" (postado em 03/02/2009).
(To be continued)

7 comentários:

Paçoca disse...

Adorei, você escreve bem com bastante clareza e sem os jargões da profissão. Bjs Márcia.
Ps: o que você faz com os comentários que recebe?

wallper.lima disse...

Olá Isabel !Tudo bem? Que bom q/vc encontrou meu blog, e o melhor de tdo que gostou! É isso aí, minha proposta é passar um pouco daquilo que sei e de um jeito especial.
Quando vc diz que através do meu blog conheceu o "flashfetish" - é o meu Fotolog - com as figuras de Salvador Dali? Se for, posso dizer que amo esse pintor!
Bem, agora vamos para o seu espaço.
Adorei seu cantinho, concordo com sua última postagem - onde vc deixa claro a relação criança-mundo, e quanta coisa existe dentro desse corpinho tão pequeno, e aparentemente tão indefeso, principalmente nos dias de hoje, que só faltam nascer falando. Mas existe por trás de tdo, um mistério, coisas mais profundas, e difíceis de serem aceitas e compreendidas...mas aguardo novas postagens sobre o tema.
Li outras coisas tb, e achei bem legal, o jeito como vc se expressa.Adorei seu cachorro!
Volte sempre em meu espaço, pois aqui voltarei outras vezes.
Abraços.
Waleria Lima.

Unknown disse...

Oi Belzinha, estava esperando o seu segundo post. Adorei o que voce escreveu aqui e concordo plenamente com voce. E realmente muito importante o tempo que se da a uma crianca mas nao esquecendo a qualidade desse tempo para que o sentido seja dado ao que realmente e importante na vida e nao ha coisas superficiais.
Adorei tambem a musica que voce adicionou aqui no blog. Muito gostoso esse seu cantinho.
beijo grande

Isabel Lemgruber disse...

Oi Bibba, que bom que vc gostou. Mãezona como vc é, não tenho dúvidas de que alcançaria o que foi dito. Quanto às músicas, tenho gostado muito de acrescentar outras tantas. Aceito sugestões. Bj.

wallper.lima disse...

Olá Isabel, li seu 2° comentário em meu blog e volto aqui de novo...pois é um prazer.
Entendi perfeitamente sua mensagem, até porque se a gente seguir por outros caminhos, a coisa fica um pouco "perdida", e mto mais difícil de ser entendida, até porque existem outras crenças por trás., entende?
Isabel estou tomando a iniciativa de ser sua seguidora, e deixo em suas mãos esse desejo.
Abraços e até a próxima.
Waleria Lima.

wallper.lima disse...

Bom eu já estou te acompanhando, pois vc não adicionou - o programinha dos seguidores - aquele que as pessoas interessadas irão querer ser suas seguidoras. No meu blog do lado direito vc verá as carinhas, e quando vc leva o cursor, aparece o nome da pessoa. Está mto complicado? bom, vamos lá:
para colocar os seguidores - clique em personalizar - adicionar um gadget - vai abrir uma janela- clica em seguidores - aí vc saberá o que fazer...pois como o meu já está adicionado, eu não pude ver, pois não abre mais. Aí vai aparecer na página layout- então vc arrasta p/o lugar que quer, e salva. Assim fica mais fácil de seguir seu blog, e vc seguir os blogs que vc deseja.
Se houver dúvidas, me diga.
Waleria
Bjs.

wallper.lima disse...

Olá o que houve sumiu?!? - Apareça!
Bjs.