terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nossos Bebês: um longo caminho até aqui (1)

A maioria das pessoas jamais se perguntou - do que sou feito(a), do ponto de vista emocional? Que processos entraram em ação para que eu chegasse a ser quem sou? Quem sou, afinal? Quando penso em mim, que imagens vem à minha cabeça? Por exemplo, penso na opinião dos meus pais sobre mim, na dos meus amigos, do meu marido(mulher), dos meus filhos? E, são opiniões positivas, negativas, depende do dia, etc,etc.. ? E tenho consciência de que todas estas idéias, que penso que os outros pensam, são apenas idéias minhas próprias : verdade- verdadeira, não posso ter certeza sobre o que os outros realmente pensam? Desde quando eu sei pensar, desde quando tenho esta tal "consciência", esta que me permite dizer "eu sou"? E o que acontecia dentro de mim(digamos assim), quando eu já era vivo, mas ainda não sabia pensar -deste jeito adulto que penso hoje? Se é que sou um adulto, no meu modo de pensar!
A maioria das pessoas também nunca parou para se dar conta de que, um dia, foram bebês. Elas veem seus retratinhos de criança, acham bonitinho ou não, e continuam a caminhar pela vida. Sequer se dão conta de que, um dia, nem sabiam como caminhar.
Pois é, muuuiita coisa aconteceu, muitos processos inconscientes (destacando aqui apenas os aspectos emocionais) entraram em ação para formar você, do jeitinho que só você é : sua forma de olhar, sua maneira especial de abraçar, ou de não gostar muito de abraços e toques, sua forma de comer - muito, pouco, com tudo misturado ou com cada porção em seu devido lugar, engolindo rápido ou comendo bem devagar. Ainda, sua forma de falar, sua mania de ginástica, sua mania de tecidos macios ou mais duros e encorpados, sua forma de amar - muito junto da pessoa amada ou sem gostar de muito "grude", aquela necessidade enorme do outro adivinhar o que você pensa, ou, por outro lado, aquela frustração quando é preciso se explicar porque "o outro não te entende".
Muitas pessoas pensam que os pais foram os mesmos para todos os filhos, e não entendem, como os filhos podem ser tão diferentes uns dos outros. Não percebem que é impossível um ser humano se relacionar com duas pessoas diferentes, de um modo igual. Como imaginar que pais vão poder se relacionar do mesmo modo com seus bebês, que são pessoas diferentes cada um! Cada qual chegando em momentos tão diversos da vida do casal, evocando, portanto, atitudes diferentes, sentimentos diferentes.
Cada ser humano tem história própria - pessoal e intransferível, no que concerne à vida emocional. E a história começa nos primeiros segundos do seu nascimento (não vamos nem discutir aqui todo o campo de estudos sobre a vida intra-uterina, não vem ao caso agora)...
(To be continued)

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o questionamento!
Bem, concordo que cada um tem uma história própria. Acredito ainda que cada história modifica cada indivíduo de uma forma diferente. Pode-se observar muito isso no mundo da música, por exemplo... Há casos de pessoas que possuem as mesmas influências musicais e que, no entanto, compõe musicas muito diferentes. Podemos observar também em famílias, onde filhos de mesmos pais (que receberam a mesma educação) têm personalidades, hábitos e preferências muito diferentes, as vezes até opostas.
É disso que somos feitos. De experiências, influências e inspirações. Todos nós somos influenciados por alguém ou alguma coisa (por mais que digamos que não), assim como nos inspiramos em alguém. As experiências pelas quais passamos são o último passo, são elas que moldam o nosso modo de pensar, de agir e de ver a vida.
O ser humano é extremamente mutável e, enquanto estiver vivo (no sentido de ativo) e convivendo com as pessoas estará sempre apto a mudar a sua forma de pensar e de agir.

Paçoca disse...

Oba,
vou reinauqurar o quesito comentários.
Gostei muito do seu comentário no meu blog.
Adorei "Um longo caminho". Fiz seis anos de análise e só comecei a tentar entender o meu. Ainda não fiz o suflê, assim que fizer mando notícias.

Paçoca disse...

OÔÔÔÔHHHH Bel, já tinha comentado este post, mas acho que meu comentário foi abduzido!!! Coincidências que não existem, me levaram a um soufflé que eu acho que você vai gostar http://cannelle-vanille.blogspot.com/ beijos da prima

Anônimo disse...

Well I to but I think the list inform should have more info then it has.